Educação
05h52 21 Março 2019
Atualizada em 21/03/2019 às 05h55

Especialista orienta pais a estimular criança na escovação dos dentes no Dia Mundial da Infância

Por Kelly Souza

Quase nenhuma criança gosta de escovar os dentes. O fato é que pastas de dente com sabores doces já não convence mais. Mas e agora, como estimular os pequenos a pegar o hábito da higienização bucal. Como tornar o hábito prazeroso para crianças.

A Dra. Adriana Ligia Castilho, dentista especializada em pacientes com necessidades especiais e estomatologia da Sorridents dá dicas para ajudar os pais nesta batalha. Segundo a Dra., os pais devem fazer a higienização desde os primeiros dentinhos com uma dedeira de silicone e uma escova dental infantil correspondente a cada idade.  A profissional ainda alerta que é preciso desmitificar o acesso aos dentistas como uma “coisa ruim”. “Os pais devem levar as crianças ao consultório para que eles se habituem ao ambiente e ao profissional desde pequenos. Além disto, os próprios pais devem receber orientação em relação a alimentação e a higienização bucal”, ressalta a Dra.

Abaixo ela elenca dicas para ajudar os pais nesta batalha:

•             Higienizar desde o primeiro dentinho do bebê com uma dedeira de silicone. O leite materno tem açúcar e o acúmulo na boquinha pode gerar cáries;

•             Escolher o dia do doce. Isto faz com que a criança tenha limitações no consumo de doces;

•             Baixe aplicativos que ensinam as crianças na higienização, uma sugestão é o “Dentist Office”. É gratuito e os pais podem aproveitar os personagens do jogo fazendo a higienização para alertar sobre os problemas bucais gerados pela falta de escovação;

•             Jamais use antisséptico bucal com álcool em crianças. Existem opções no mercado, sem álcool, que evidência placas e mostra locais que não estão sendo escovados.

A Dra. ainda ressalta para o cuidado com as crianças portadoras de deficiência que devem ter cuidado redobrado.  Segundo a especialista para cada patologia há um tratamento específico que ajudará os pequenos a manter a saúde bucal. Importante que os pais sempre busquem orientação de um especialista odontológico especializado para fazer o acompanhamento contínuo.

Professora e Dra. Adriana Lígia de Castilho - Crosp 64520.ui

VEJA TAMBÉM